História de Cascavel Ce

Em 25 de fevereiro de 1694, DOMINGOS PAES BOTÃO e seu cunhado, JOÃO DA FONSECA FERREIRA, adquiriram uma DATA DE SESMARIA que denominaram SÍTIO CASCAVEL. A data de sesmaria era um pedaço de terra, às vezes de grande extensão, que o cidadão requeria ao Governo para plantar e criar. Botão e Ferreira habitavam o médio Jaguaribe, e perseguido pelos índios resolveram mudar-se para o litoral, onde não havia conflito entre os habitantes nativos (índios) e o colonizador português.

Foram estes dois homens - Domingos Paes Botão e João da Fonseca Ferreira, acompanhados de pequeno grupo de outros bravos pioneiros, os responsáveis pela primeira e real investida de colonização portuguesa das terras cascavelenses, por assentamento.

É verdade que outros aventureiros já haviam andado por aqui, mas não fizeram morada. Passaram realizando apenas o reconhecimento das terras, procurando saber se tinham boas condições de aproveitamento, se serviam para plantar e criar. Estes exploradores não se instalaram com suas famílias.

Com Domingos Paes Botão e João da Fonseca Ferreira, porém, foi diferente. Eles aqui fixaram residência e permaneceram por algum tempo, até que transferiram suas terras para os parentes MANOEL RODRIGUES DA COSTA e sua mulher, FRANCISCA FERREIRA PESSOA, irmã de João da Fonseca Ferreira, construtores, em 1710, da Capela de Nossa Senhora do Ó.

 Cascavel na verdade, antes de se tornar municipio e até mesmo cidade, era uma passagem onde combonheiros passavam frequentemente cumprindo sua rota em seus cavalos. O caminho além de ser longo e cansativo possuia grandes tamarineiras e cajueiros que serviam como sombra aos viajantes que ali passavam e paravam sobre o ar fresco e arejado sob a sombra das árvores. Foi notado então a presença de ninhos de cobras da denominada espécie Cascavel, que marcavam o caminho dos combonheiros como ponto de referencia sendo expressados pelas frases "Lá na paragem da Cascavel" ou "Lá no Ninho da Cascavel". Com o tempo no lugar foram construido barracas e casas e apartir de então o nome Sitio Cascavel foi se popularizando. 
Começou a surgir mitos sobre a cobra que deu nome a Cidade e então nasceu a tentativa de Renomear o lugar para São Bento, Santro protetor contra as picadas da Cobra, porem, embora fosse uma solução para resolver a consequencia gerada pelos mitos sobre a cobra, o nome não se expandiu e não conseguiu sucesso.
Capela Nossa Senhora do Ó - Atual igreja da Matriz Cascavel Ceará




Publicado por: John Mota

8 comentários:

  1. Boa Tarde.

    Prezado

    Estou organizando um livro sobre os fotógrafos Cearenses dos séculos XIX e XX e irei falar sobre o fotógrafo Honorato. José Honorato Pereira. Gostaria de saber mais informações sobre ele. E se poderia me dizer onde ficava a casa onde ele viveu em Cascavel e algumas informações sobre a biografia dele.

    Grata pela atenção!
    ​Carla Castro
    carladecastro@terra.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carla. Te contatei através do email que você deixou no fim do comentário.

      Excluir
  2. Gostei de saber as origens do nome do município. Aproveitando a oportunidade, você saberia me dizer o porquê do rio Mal Cozinhado ter este nome?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A historia diz que alguns pescadores teriam ido ate o rio para pescar ,e acharam um carangueijo ,que então decidiram cozinhar ,mas estava anoitecendo e ele ainda estava cru ,dai então o pescador disse "ficaste ai ,mal cozinhado"

      Excluir
  3. Olá Rose Joe! A procedência do nome desse rio se dá através de uma lenda/história popular em que pescadores que passaram por ali pegaram caranguejos no local e puseram para cozer. No entanto, na hora em que foram comer, os bicos estavam vivos, no caso, mal cozidos. Foi quando um dos pescadores atirou o caranguejo fora e disse: "Fica-te aí, mal cozinhado". Daí o nome.

    ResponderExcluir
  4. John tu tem algum artigo que falei sobre a feira de Cascavel, como ela surgiu. Sobre o seu histórico. Tô precisando para um trabalho acadêmico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem palavras para descrever este paraíso na terra que é Cascavel no Ceará e olha que fui a passeio, sem demagogia não vejo a hora de mudar de vez para Cascavel...saudades.

      Excluir
  5. Olá meu nome é Caroline Ferreira, sou uma aluna de Turismo da escola profissional Edson Queiroz e preciso muito de ajuda, eu preciso fazer uma pesquisa sobre a origem da igreja São Francisco

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.