Igreja Matriz de Cascavel Ceará


Em 1717 foi construída a Capela de Nossa Senhora do Ó. No ano de 1832 passou a se chamar Igreja de Nossa Senhora da Conceição, em substituição a padroeira. Sendo um importante templo de devoção para os fiéis da Cidade, a Igreja de Nossa Senhora da Conceição que veio a se tornar Matriz de Cascavel, serviu de Jazigo para os responsaveis pela sua construção, Manoel Rodrigues da Costa e sua mulher, Francisca Ferreira Pessoa, e seus descendentes, bem como para alguns dos gestores do patrimônio a ela doado. Os antigos habitantes de Cascavel falavam da existência de um campo Santo a leste(fundo) da igreja.
Alguns Padres e pessoas importantes da Vila também foram sepultados no interior da igreja. Em 2 de de dezembro de 1857, uma Lei proibiu sepultamentos no interior das Igrejas.
Grande parte da decoração interna da Igreja Matriz foi de responsabilidade do padre Francisco Valdevino Nogueira. Seu piso foi totalmente reformado em novembro de 1992 pelo padre Antonio de Oliveira Nepomuceno. O sino maior da igreja, cujo peso é de 800kg , foi doado pelo candidato a deputado Federal, Adolfo Gentil, trazido de São Paulo. Já o sino menor, foi trazido de Juazeiro do Norte e comprado pelos paroquianos.
Hoje a Igreja Matriz ainda é sede para eventos religiosos da  Cidade, como as missas convencionais, Missa da da Saúde e Festas em reverencia a padroeira.




Igreja da Matriz de Cascavel Ce / Ceará
 

 Adaptado por John Mota 
Ref: EVANIO BESSA


2 comentários:

Tecnologia do Blogger.