Cemitério São José



O Cemitério de Cascavel foi construído em outubro de 1857, com um orçamento de trezentos mil réis, pelo capitão Antonio Ferreira do Valle.
Em ata lavrada pelo secretário Francisco Severiano Façanha Sidou, o presidente da Câmara, João Segismundo Liberal, em 16 de abril de 1858, nomeou e juramentou Administrador o cidadão Antunes Diniz, que assim registrou o primeiro sepultamento no livro de registro de cadáveres no Cemitério Público.
Em 1862, uma epidemia de cólera afetou 4mil pessoas de uma população de 15mil habitantes. 450 pessoas morreram e foram sepultados fora da área do cemitério, cuja cerca era de varas, em local que ficou conhecido como cemitério dos coléricos, que se encontra atualmente na praça João Mires.
Em 22 de Junho de 1866, o presidente da província do Ceará, Marcondes Homem de Melo, mandou construir um novo cemitério para a Vila com a verba de 1conto e seiscentos mil réis, sendo concluído em maio de 1868.
A bênção desta nova necrópole, situada na rua Padre Maximiano, ocorreu no dia 28 de maio de 1868, pelo vigário Padre Luiz Barbosa Moreira, com autorização do bispo Dom Luiz Antonio dos Santos.
A Capela de São José foi edificada em 1878 e inaugurada em 15 de novembro de 1888 pelo vigário e deputado, Padre Sizenando Marcos de Castro e Silva.
A área do terreno do cemitério foi duplicada em 1958 pelo prefeito Juarez de Queiroz Ferreira e a iluminação interna foi implantada no governo do prefeito Jurandir Dantas.

Ref: Evanio Bessa



Um comentário:

  1. As principais informações do Brasil e do mundo você encontra no:
    https://brasildehoje.com.br/

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.